sexta-feira, 2 de setembro de 2011

LIVROS: Novidades de Setembro



INVESTIGANDO PIERO - Carlo Ginzburg
Cosac-naify
Após publicar Piero della Francesca, de Roberto Longhi, a Cosac Naify lança agora Investigando Piero, do historiador italiano Carlo Ginzburg (1939). O autor, que também escreveu o prefácio especial à edição do livro de Longhi, aqui, não só dialoga com o clássico publicado em 1927, como aprofunda seus argumentos em torno da datação de Batismo de Cristo, a Flagelação e o ciclo de Arezzo. Um dos expoentes da micro-história, Carlo Ginzburg recebeu este ano o prêmio Balzan, concedido anualmente a pesquisadores internacionais das áreas de ciências humanas e naturais. Seu livro mais conhecido é O queijo e os vermes – o cotidiano e as ideias de um moleiro perseguido pela Inquisição (1976).





HISTÓRIA ABREVIADA DA LITERATURA PORTÁTIL
Enrique Vila-Matas
Cosac-naify

Sétimo título de Enrique Vila-Matas pela Cosac Naify, História abreviada da literatura portátil (1985) é uma espécie de porta de entrada para a obra do autor catalão, onde surgem pela primeira vez algumas de suas marcas, como a exploração de biografias, verdadeiras ou imaginárias, de personagens escritores. Precursor de Bartleby e companhia, O mal de Montano e Doutor Pasavento (ciclo batizado pelo editor Jorge Herralde de “A Catedral Metaliterária”), o livro é uma vibrante história das vanguardas do início do século XX, época de inigualável explosão imaginativa.

A história  conta a ensandecida trajetória de um grupo de intelectuais, pintores e escritores que, em 1924, decidem fundar uma sociedade secreta. Conhecidos como portáteis ou shandys – uma homenagem ao Tristram Shandy, de Laurence Sterne – o grupo, seletíssimo e obscuro, tem entre seus ideais o amor à escrita como diversão, o espírito inovador e a autoria de obras que pudessem caber facilmente em uma maleta. O projeto gráfico da edição acompanha a identidade visual da coleção, porém em formato especial, de bolso, num tributo aos shandys do autor. Em 2011, a Cosac Naify também lança Dublinesca, romance mais recente de Vila-Matas, inédito no Brasil.


ESCUTA SÓ - Alex Ross
Cia das Letras
De Bach a Björk, da música chinesa aos Beatles, de Brahms a Bob Dylan, Escuta só propõe um instigante percurso pelo melhor da música mundial. Organizado em dezenove capítulos temáticos, o livro é uma introdução a algumas das figuras capitais do cânone erudito, explicando em linguagem acessível a arte de mestres como Mozart, Beethoven, Verdi e Schubert.
Simultaneamente, canções emblemáticas de ícones do pop como Frank Sinatra, Kurt Cobain e a banda Radiohead recebem releituras inovadoras. Alex Ross combina textos publicados na revista New Yorker, da qual é crítico musical desde 1996, com amostras inéditas de sua premiada produção ensaística. Saudado como “indispensável” pela revista Entertainment Weekly e elogiado pelo conceituado crítico Roger Ebert, Escuta só foi selecionado pela Time como um dos melhores livros de 2010.


TERRAMAREAR - Ruy Castro e Heloísa Seixas
Cia das Letras

Quando viajam pelo Brasil ou ao exterior, a passeio ou a trabalho, juntos ou separados, Ruy Castro e Heloisa Seixas procuram o espírito dos lugares. Para isso, antes de partir, leem livros, ouvem músicas e assistem a filmes sobre a região que vão visitar. Chegando lá, são capazes de traçar roteiros originais, que agora compartilham com os leitores em Terramarear.

A Paris da Revolução Francesa, a Veneza ou a Roma dos clássicos do cinema, a Barcelona de Gaudí, a Saint-Tropez que inspirou pintores, a Berlim de surpresas e transparências e uma Sevilha de conto de fadas são alguns dos relatos desses dois turistas culturais, também incansáveis flâneurs pela cidade em que vivem - o Rio.

Em vez de lojas de grife ou de batidos cartões-postais, eles vão atrás de história, arquitetura, música, cinema, gastronomia ou da cultura das ruas.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário