sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Bate-Papo com Teodoro Dias


Na tarde do  último dia 20 de agosto aconteceu no espaço expositivo do Café e Cultura um bate-papo entre o público e o artista Teodoro Das. No encontro, que tele duração de aproximadamente uma hora e meia, o artista falou sobre  processos utilizados na produção de suas gravuras; das técnicas utilizadas como a “água-tinta” e “água-forte” e também outras questões envolvidas no processo da gravura em metal. Das matrizes em latão ou cobre; instrumentos como ponta seca e buril e materiais como mordentes, ácidos, vernizes e tintas especiais para impressão.


Teodoro  falou em seguida da história da gravura, suas origens que remontam ao século XIV, quando a gravura (no caso a xilogravura) era utilizada principalmente para ilustrações de mapas geográficos, calendários e cartas de jogos.



E posteriormente também como forma de reprdução de cópias de obras importantes ou famosas da pintura ou escultura com o objetivo de servir de objetos de estudo para estudantes ou artistas que estavam distantes e não tinham acesso às obras originais.


O artista falou sobre   obras e procedimentos de grandes artistas que trabalhavam com a gravura: como Goya e Rembrandt e também grandes artistas brasileiros como  Iberê Camargo e  Oswaldo Goeldi. Ao final Teodoro Dias enfatizou a importância do artista em desenvolver um “repertório” próprio.


Possível de ser construído através de um contínuo contato com exposições, artistas e também  textos e livros que abordam a arte e sua história.


Nenhum comentário:

Postar um comentário